Sistema Operacional
- Antônio Assis de Sousa Neto
- 29 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

É um programa colocado entre o hardware do computador e os programas dos usuários de forma a atingir esses dois objetivos. Em resumo é um programa que interliga o Hardware ao Software do computador, controlando outros programas a serem executados.
Função
Ele possui duas funções principais:
Simplificar o sistema computacional para o usuário
Gerenciar aquilo que o Hardware oferece.
Tipos de SO
Há dois tipos de Sistema operacional:
Monotarefas: são aqueles sistemas que podem executar somente um programa por vez, e para se executar outro era necessário que o primeiro terminasse. Eles foram os primeiros sistemas que existiram.
Multitarefas: são aqueles que podem executar mais de uma tarefa por vez, são os utilizados atualmente, tem uma complexidade maior e é bem mais eficiente para se utilizar.
HISTÓRICO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
O motivo da criação do Sistema Operacional, foi a necessidade do criador se comunicar melhor com a máquina, com os avanços tecnológicos e a criação de um hardware melhor e mais complexo, tornou-se necessário que houvesse uma forma de interagir de uma forma mais direta com o computador.
Os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Porém cada máquina teria seu próprio sistema de operação, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos.
Em 1969 criaram o Unix um Sistema Operacional em que a maioria dos Sistemas atuais foram inspirados, ele foi distribuído gratuitamente para órgãos governamentais e sua interface gráfica era totalmente em texto.
Depois do Unix, alguns programadores desenvolveram Sistemas Operacionais para computadores pessoais, e que até agora são utilizados, entre o mais conhecido e utilizado está o Windows. O Linux é um software livre, e ele foi criado por um jovem que era pobre e não tinha condições de pagar por um então resolveu criar um para ele mesmo.
Comments